Clube do Livro | Montessori fala aos Pais
Estou muito animada com nossa leitura! Quero compartilhar com vocês, principalmente as MÃES, um pouco do que tenho aprendido nessa minha jornada Montessori. O Clube do Livro é exatamente uma forma de trazer para vocês um conteúdo que não está disponível ainda em português.
Vamos começar com o livro escolhido: “Maria Montessori fala aos pais.”
Gosto muito que esse livro é totalmente voltado para os pais. Montessori nunca subestimou o papel dos pais e por isso sempre foi aberta a ter materiais voltados inteiramente a eles em congressos e palestras. Mesmo ela oferecendo tantos recursos aos pais durante sua vida, nunca teve o tempo de escrever um livro dedicado somente a eles.
Esse livro tem a proposta de preencher algumas lacunas, reunindo diversos textos onde Montessori se direcionou aos pais.
Muitos não sabem, mas ela não teve a oportunidade de criar seu próprio filho, estando presente em tempo integral. Teve uma gravidez em secreto, e por conta da cultura da época, se abdicou de muitas coisas para continuar seu trabalho.
Devido sua própria experiência como mãe e educadora, ela entende que o papel dos pais é fundamental.
Os congressos e palestras sobre educação Montessoriana devem ter sempre espaços e atividades que deem aos pais o conhecimento necessário para ajudar suas crianças em casa.
Minha parte favorita do livro diz assim:
Nós (pais), somos cheios de amor e inconscientes do nosso egoísmo.
Esse trecho me lembra muito de quando temos aquele pensamento: “Ah, tudo bem, nós temos as melhores intenções". Mas como a bíblia fala, nós pecamos por falta de sabedoria, falta de conhecimento.
Buscar o autoconhecimento é fundamental.
Autoconhecimento para que a gente possa trabalhar primeiro as nossas falhas, nossos defeitos, nosso próprio comportamento, para então guiar e ajudar a criança. Porque muitas vezes, a gente sabe que como as crianças agem é reflexo do nosso comportamento, do nosso ser.
Então vamos ler um pouco mais desse primeiro capítulo? Baixe aqui nesse botão, vamos ler juntas, refletir e podem deixar suas dúvidas e comentários aqui ou no post no IG.