Mais natureza, por favor

Banner_Blog_Montessori_Natureza.png

Benefícios da natureza e dicas de como curtir o "outdoor' nessas férias.

Children have an anxious concern for living beings, and the satisfaction of this instinct fills them with delight.
— Montessori, 1962

E para combater as horas que sua criança pode passar em frente a tela, que tal adaptar a agenda para passar mais tempo ao ar livre?

Como educadores, é nosso trabalho instigar na criança a curiosidade e interesse pelas coisas ao seu redor, mas cabe à ela fazer a conexão entre ideias e o entendimento das coisas que a cercam. Quanto ao papel da escola em relação a conexão da criança e a natureza, Maria Montessori explica que “como em qualquer outra atividade, a função da escola é de fornecer a criança motivos para ações”.

A criança por si mesma tem amor e zelo pela natureza, melhor do que qualquer outro ser humano, ela desempenha o papel espontâneo de observar e estudar o mundo ao seu redor. Mais uma vez, cabe a nós assegurar que a criança tenha acesso e usufrua dos benefícios da natureza.

Fico admirada em ler o que Montessori escreveu em 1962 acerca das condições da sociedade moderna: “At the present time, however, and in circumstances of modern society, children live very far from nature and have few opportunities of coming into intimate contact with, or having any direct experience of it.” 

"No momento presente, todavia, e em circunstâncias da sociedade moderna, as crianças vivem muito longe da natureza e têm poucas oportunidades de entrar em contato íntimo ou ter qualquer experiência direta com ela”.

Há 50 anos atras já era notório que a criança não experimentava mais da natureza. Hoje, somos ainda mais conscientes da importância e benefícios de entrar em contato com o meio ambiente. O Montessori Child quer te equipar com ideias tangíveis do que você pode fazer para conectar sua crianca mais com a natureza.

  • Permita que a criança cuide do ambiente externo - pode ser seu quintal, uma horta, flores no pote ou arrancar ervas daninhas.

Além de promover o desenvolvimento físico da criança, esse tipo de contato com o meio ambiente promove saúde mental.

  • O contato com a natureza desenvolve na criança um senso de cuidado, de zelo pelo meio ambiente.
  • A experiência ao ar livre é oportunidade para enriquecer o vocabulário. As crianças questionam sobre o que existe ao seu redor. Prepare-se para visitar a biblioteca ou uma livraria após o passeio. Várias vezes tive que aprofundar meu conhecimento sobre joaninhas e cobras depois de uma visita ao jardim ao lado da escola.
  • As experiências sensoriais são ricas em detalhes.
  • Frase muito conhecida de Maria Montessori: “Siga a criança”. Lembre-se que seus passos são menores, acompanhe seu ritmo e liderança, e prepare-se para parar e examinar.
  • Tenha equipamentos disponíveis: aparatos de jardinagem, um binóculo, uma lupa, "bug cacther";
  • As flores colhidas do jardim são motivo para uma ótima atividade de vida prática. Demonstre para sua criança como corta-las, apara-las e arruma-las num vaso, afinal, as flores adicionam beleza de forma singela e natural.

Frase muito conhecida de Maria Montessori: “Siga a criança”. Lembre-se que seus passos são menores, acompanhe seu ritmo e liderança, e prepare-se para parar e examinar.

O que você pode fazer:

  • Que tal organizar uma caça ao tesouro? Saia com sua criança em busca de folhas diferentes. Após coletar todos os tesouros (folhas!), sua criança pode pressionar as folhas e criar quadros! As folhas devem ser colocadas individualmente dentre um pedaço de papel manteiga e descansar debaixo de algo pesado por 2 dias; depois, e só enquadrar!
  • Faça uma visita ao zoológico e / ou fazenda ---> Prepare uma atividade de classificação. As crianças aprendem cedo sobre habitat e origem dos animais.
  • Depois de um passeio no jardim ou parque --->  Liste todos os animais invertebrados que encontrou pelo caminho
  • Colete conchinhas na praia ---> Crie uma atividade de “sorting” (dica no IG do Montessori Child)
  • Estude as árvores da sua vizinhança ou cidade --->  então, realize uma atividade de pareamento de folhas
  • Lembre-se de tomar banho de chuva, de pular em poça d'água, de brincar com a areia (e o barro, se puder!);

As opções são inúmeras. Agora, brinque, explore e aprenda com a natureza!


ele se tornou quase uma parte da natureza que o absorveu. ele se deleitava com chuva, neve, tempestades e vistas sem limites, pois esses tinham sido o objeto de sua visão, seus companheiros e seu amor
— Montessori, 1962 (sobre a criança de Aveyron)

Bibliografia

  • Montessori, M. (1962). The discovery of the child. New York: Random House Publishing.

  • Montessori, M., & Haines, A. M. (2012). The 1946 London lectures. Amsterdam: Montessori-Pierson Publishing.

 

Montessori Child oferece consultas individuais, bate-papo com pais e/ou grupo de educadores e outras comunidades interessadas na Educação Montessori.