Desfraldamento: um trabalho da criança

não é algo facilitado pelos esforços dos pais; assim, evitamos o termo “treinamento do troninho”. é, ou melhor, deveria ser um processo natural que surge do interesse da criança, desejo de independência e respeito próprio e desenvolvimento neurológico em evolução gradual.
— Tracy, 2016

Antes de tudo, é preciso esclarecer a diferença entre desfraldamento e o treinamento do troninho.

Desfraldamento é um processo natural, ativo e conduzido pela criança que começa no nascimento e dura até o primeiros 2-3 anos.

Treinamento do troninho é iniciado e dirigido pelo adulto. O sucesso geralmente depende de recompensas ou do desejo da criança de agradar aos adultos.

Do ponto de vista Montessoriano, nós realmente não “ensinamos” ou treinamos o troninho. Em vez disso, nós observamos o que a criança precisa realizar, então analisamos qual a melhor forma de oferecer assistência. Antes que os adultos se apresentem para oferecer ajuda - por preparação direta ou indireta - existem 3 aspectos básicos do desfraldamento (independencia no banheiro) que precisa acontecer.

  1. Controle Fisiológico

  2. Desenvolvimento psicológico da criança

  3. A assistência prestada pelo adulto

Uma vez que a criança pode controlar fisicamente o esfíncter (e isso ocorre cerca de 19 meses) é em um estado mental e emocional que apresenta prontidão, o adulto deve ter um ambiente preparado para orientar a criança durante o processo. Os sinais de prontidão pode ser semelhante a:

  • Em tenra idade (12 meses +), a criança mostra interesse no banheiro, brincando com a água do vaso sanitário, seguindo os pais até o banheiro, pode querer sentar no vaso sanitário (com ou sem roupas / fraldas),

  • pode tentar vestir / despir, colocar os pais, roupas íntimas dos irmãos.

  • Capacidade de controlar músculos; fraldas são menos cheias, segurando as evacuações ou indo para outra sala para liberar as evacuações.

  • Capacidade de comunicar a necessidade de usar o banheiro ou indicar a necessidade de troca de fralda - verbal ou não verbal.

  • Capacidade de vestir e despir (esta habilidade se desenvolve e se torna melhor ao longo do processo.

  • Interesse e desejo de usar roupas cueca / calcinha

Educadores devem estar atentos a esses sinais e fornecer um ambiente para preparar a criança para o sucesso. O vaso sanitário, troninho, o assento redutor do vaso sanitário e um banquinho para que a criança tenha acesso ao vaso e pia precisam estar disponíveis. Fraldas também podem estar ao alcance e a criança é envolvida no processo. Convidamos as crianças a usar o troninho ou vaso e permitimos sempre que mostrarem interesse.

Agora, você pode se perguntar o que você pode fazer para ajudar. Aqui estão algumas sugestões:

· Examine sua própria atitude e linguagem em torno eliminação.

Use uma linguagem positiva e real. Cerca de um mês atrás, enquanto eu estava tomando um banho que meu filho de 20 meses estava brincando de sentar no penico. Eu o ouvi dizer “eu fiz cocô, cocô ”e quando puxei a cortina tinha cocô no tapete. Eu estava muito surpresa. Dentro do meu cérebro adulto eu pensei "ai, por favor, não pise nisso" e ele pisou! Em questão de segundos, recuperei o foco e disse “uau! Você realmente fez cocô! Você está realmente tentando usar o troninho! Muito bem, Noah! " e eu limpei o dele pés sem dar a impressão de que aquela foi uma experiência malsucedida. Eu apenas disse “precisamos limpar o cocô”.

· Responda às perguntas com honestidade e sem julgamento.

· Apoie o processo, não apenas o sucesso.

· Inclua seu filho no autocuidado diário atividades

Lavar as mãos, limpar o nariz, lavar o corpo durante o banho.

· Considere trocar a fralda de seu filho no banheiro e oferecer acesso ao banheiro a cada troca de fralda

· Dê tempo ao seu filho sem a fralda ou para "experimentar" vestindo cueca

· Evite vesti-lo com “pull up” ao longo do dia
Exceto durante a noite para dormir.

· Proporcione ao seu filho um ambiente solto e confortável roupas que são fáceis de colocar e tirar

· Prepare a sua casa de banho de uma forma acessível às crianças

Banquinho para banheiro, pia / gaveta inferior cheia de cuecas, lenços umedecidos, fraldas etc.

· Quando seu filho mostra interesse no banheiro em tenra idade, comece a ensinar a rotina do banheiro

Sentar, limpar, dar descarga, puxar para cima calças, lave as mãos.

Finalmente, RELAXE! Aprender a usar o banheiro é um processo natural, quando seu filho estiver pronto ele vai deixar você sabe, seu trabalho é decifrar suas pistas e apoiar seu processo de aprendizagem.

Continua…


Bibliografia

  • Tracy, Susan. Montessori Life. (2016). Toleiting the Montessori Way.


 

Montessori Child oferece consultas individuais, bate-papo com pais e/ou grupo de educadores e outras comunidades interessadas na Educação Montessori. 

Clube do Livro | Montessori fala aos Pais

Estou muito animada com nossa leitura! Quero compartilhar com vocês, principalmente as MÃES, um pouco do que tenho aprendido nessa minha jornada Montessori. O Clube do Livro é exatamente uma forma de trazer para vocês um conteúdo que não está disponível ainda em português.

Vamos começar com o livro escolhido: “Maria Montessori fala aos pais.”

Gosto muito que esse livro é totalmente voltado para os pais. Montessori nunca subestimou o papel dos pais e por isso sempre foi aberta a ter materiais voltados inteiramente a eles em congressos e palestras. Mesmo ela oferecendo tantos recursos aos pais durante sua vida, nunca teve o tempo de escrever um livro dedicado somente a eles.

Esse livro tem a proposta de preencher algumas lacunas, reunindo diversos textos onde Montessori se direcionou aos pais.

Muitos não sabem, mas ela não teve a oportunidade de criar seu próprio filho, estando presente em tempo integral. Teve uma gravidez em secreto, e por conta da cultura da época, se abdicou de muitas coisas para continuar seu trabalho.

Devido sua própria experiência como mãe e educadora, ela entende que o papel dos pais é fundamental.

Os congressos e palestras sobre educação Montessoriana devem ter sempre espaços e atividades que deem aos pais o conhecimento necessário para ajudar suas crianças em casa.

Minha parte favorita do livro diz assim:

Nós (pais), somos cheios de amor e inconscientes do nosso egoísmo.

Esse trecho me lembra muito de quando temos aquele pensamento: “Ah, tudo bem, nós temos as melhores intenções". Mas como a bíblia fala, nós pecamos por falta de sabedoria, falta de conhecimento.

Buscar o autoconhecimento é fundamental.

Autoconhecimento para que a gente possa trabalhar primeiro as nossas falhas, nossos defeitos, nosso próprio comportamento, para então guiar e ajudar a criança. Porque muitas vezes, a gente sabe que como as crianças agem é reflexo do nosso comportamento, do nosso ser.

Então vamos ler um pouco mais desse primeiro capítulo? Baixe aqui nesse botão, vamos ler juntas, refletir e podem deixar suas dúvidas e comentários aqui ou no post no IG.

Período Sensível para Aperfeiçoamento dos Sentidos

Período Sensível para Aperfeiçoamento dos Sentidos

É um fato bem conhecido que a criança, antes da idade da razão se manifeste, tem um interesse especial em impressões sensoriais de todos os tipos - em cores, sons, formas, texturas e assim por diante. O que talvez não seja tão universalmente reconhecido é que essa é a idade cujo há um período sensível para refinar os sentidos ”(Standing, 1998)

Read More

Período Sensível de Movimento

Período Sensível de Movimento

Sim, bebês movimentam-se desde o nascimento. Desde então a criança demonstra sua grande necessidade de movimento. Depois de apenas alguns meses, o bebê é capaz de engatinhar. Mais tarde, no seu próprio ritmo, ele se liberta para a exploração do mundo.

Uma forma de respeitar e apoiar o desenvolvimento motor do bebê é permitir que ele ocorra forma natural. Você pode até pensar, “mas como assim? o desenvolvimento motor não acontece naturalmente?”.

Read More

Período Sensível de Linguagem e Bilinguismo

Período Sensível de Linguagem e Bilinguismo

Cada criança é única e a aquisição de um idioma vai ser diferente para cada criança. Tempo, energia, e motivação pessoal é diferente para cada criança. Isso é um ótimo lembrete de que o trabalho é da criança, e não seu. O seu trabalho é de promover o ambiente para que a criança tenha sucesso.

Eis algumas dicas a considerar:

Read More

Período Sensível de Linguagem

Período Sensível de Linguagem

O segundo filho sempre se mostra à frente do seu tempo, como muitas mamães já notaram.

Eles estão em contato total com uma criança mais velha que já está se comunicando mais e está muito ativa. Como aprendemos pela exposição e experimentação, o caçula acaba passando por esse processo mais rapidamente.

O Período Sensível da Linguagem é o período em que a janela está aberta por mais tempo! Desde o nascimento até o fim da primeira infância, a aquisição da linguagem é natural.

É importante que todos que convivam que a sua criança estejam atentos a esse período sensível. Uma casa com muita conversa, leitura, rimas e músicas oferecem à criança uma riqueza e precisão de linguagem que durará à vida toda.   

Read More

Períodos Sensíveis: as janelas de oportunidades da sua criança

Períodos Sensíveis: as janelas de oportunidades da sua criança

Você já tentou ensinar algo para uma pessoa que não está "disposta" a aprender nada? Você consideraria uma tarefa impossível, certo?

Na infância temos algumas janelas de "disposição" que se abrem naturalmente, que chamamos de "Janelas de Oportunidade" ou "Períodos Sensíveis". Se você conhecer os períodos, observar sua criança e souber aproveitar essa oportunidade, o seu aprendizado será rápido e natural.

Porém, se você perder essa oportunidade, sua criança terá um aprendizado difícil e lento.

Montessori disse: "Mas se a criança não foi capaz de agir de acordo com as diretrizes de seu período sensível, a oportunidade de uma conquista natural é perdida e perdida para sempre."

Read More

Sobre bebês: Rotina de recém-nascido. É possível?

Sobre bebês: Rotina de recém-nascido. É possível?

Não confunda rotina com uma agenda rígida.

A vida de um bebê recém nascido está em constante desenvolvimento, e com o desenvolver da vida interrupções acontecem. Os primeiros meses são de extremo cuidado físico e emocional. Muito mamar, dormir, trocar de fraldas. Muito tempo junto para criar e desenvolver um “bonding” profundo. Um relacionamento de confiança que impactará anos vindouros.

Read More

EVENTO: Oficina de Linguagem

EVENTO: Oficina de Linguagem

Além de abordar sobre o desenvolvimento da linguagem em todos os seus aspectos - Linguagem Expressiva e Receptiva: - o Montessori Child, na pessoa da Guia e Consultora Montessoriana Karol Diniz, explanou os marcos de desenvolvimento de linguagem durantes os 0-36 meses e, ofereceu um guia prático de trabalhos que podem ser apresentados à criança.

Read More

Sobre bebês • Linguagem (Parte 2)

Sobre bebês • Linguagem  (Parte 2)

A reprodução de vários sons ainda é um desafio para vários bebês e a pronúncia correta de algumas consoantes são desenvolvidas mais tarde. Eles ainda têm dificuldade de controlar de forma acurada os movimentos dos lábios, língua, palato, dentes e laringe -  órgão responsável pela fonação.  

Read More

Montessori, a ciência por trás dos gênios • PARTE 3

Montessori, a ciência por trás dos gênios • PARTE 3

Aprendendo com os colegas: O agrupamento de idades no Método Montessori.

Observação permite que a criança memorize processos. As crianças são responsivas ao apelo de outra criança e desenvolvem um senso de respeito em relação ao adulto, pois a obediência não é imposta, mas aprendida no viver comunitário.

Read More

Montessori, a ciência por trás dos Gênios • PARTE 2

Montessori, a ciência por trás dos Gênios • PARTE 2

Interesse e Aprendizagem

Durante períodos sensíveis, a criança tem uma predisposição para aprender uma habilidade específica. Portanto, ele é atraído por algo de interesse pessoal. Como os períodos sensíveis são transitórios, é muito importante atender às necessidades da criança enquanto ele estiver em um período sensível de aprendizado. A Educação Montessori é focada principalmente na criança, e como satisfazer essas necessidades, oferecendo a ele os objetos e o trabalho necessários para seu aprendizado.

Read More

Montessori, a ciência por trás dos Gênios • PARTE 1

Montessori, a ciência por trás dos Gênios • PARTE 1

O Impacto do Movimento na Aprendizagem e Cognição

Montessori acreditava que o movimento e o desenvolvimento mental estão intimamente relacionados. Portanto, o movimento é um dos princípios fundamentais da educação Montessori e, é o instrumento que permite que a criança explore o meio ambiente e aprenda dele.

Read More